conversadetravesseiro

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Tolerância

Tal como os discípulos de Jesus lhe perguntaram: «até quantas vezes perdoar?» pergunto-me muitas vezes, até onde tolerar?
Talvez eu não saiba realmente o que é tolerância, mas quero aprender.
Não tenho dificuldade em aceitar quem pensa ou vive de maneira diferente, pelo contrário, acho que é na diversidade que estão a beleza e a riqueza da humanidade. Acho que aqui a questão da tolerância nem se coloca. Respeito é a palavra.
Entendo que a tolerância é importante pois abre as portas ao perdão, mas imponho-lhe limites.
Por exemplo, quando as atitudes do outro afectam a nossa dignidade. Quando alguém nos maltrata, física ou moralmente, devemos continuar a ser tolerantes? Se alguém não nos respeita, devemos ser tolerantes? Até onde?
Parece-me que quando toleramos o mal, corremos o risco de adoecer. Assim como quando um organismo adquire tolerância a um medicamento.

Ser tolerante nas questiúnculas do dia a dia, claro!
Tolerar a falta de respeito de alguns pelos seus semelhantes e pela natureza?!

9 Comentários:

Blogger Ti disse...

Na minha opinião deve tolerar-se o máximo possivel.

Mas se a intolerância não for provocada pelo apego ao nosso próprio ego, então parece-me que pode ser justificada. Mas não tenho certeza absoluta disto...

9:10 da manhã  
Blogger  disse...

Tolerar demais é deixar abusar

8:56 da tarde  
Blogger João disse...

O limite deve ser sempre que haja intenção de mudar.

9:49 da manhã  
Blogger Pitucha disse...

Tolerar tudo, menos a intolerância.
Beijos

7:40 da manhã  
Blogger Fantina disse...

eu digo: tolerar até deixar de se sentir vontade de tolerar.

6:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

promover a tolerÂncia não é tolerar tudo, por que é evidente que não se pode permitir tudo ...

11:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

tolerancia é tolerar

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu amo a vida com toleância

11:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tolera-se tolerando, mas nunca tolerando o intolerável, inademissível ou incompreensível...

9:15 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial