conversadetravesseiro

terça-feira, agosto 11, 2009

Empenho

Qual é a medida certa?

Às vezes empenho-me demasiado. Quanto maior o empenho, maior a certeza de que isso me fará fracassar.
Geralmente o fracaso é confirmado. E o sabor que me fica é bastante amargo.

Tento empenhar-me menos. Passar pelas coisas com leveza, sem stress, muito low profile.
De longe a longe saem-me verdadeiros prémios. Sem me ter esforçado nada, corre tudo muito bem.
Mas a maior parte das vezes, fico com a frustração de saber que podia ter sido tudo muito melhor, se me tivesse esforçado, um bocadinho mais que fosse.

Estou confusa.
Qual é a medida certa?

5 Comentários:

Blogger Pérolas de Pé disse...

Há uma filosofia dos Tolstecas, um dos quatro acordos como lhes chamam, que diz "Faz o teu melhor possível". Se hoje não posso, não consigo, não quero dar mais do que "um passo", isso será "o meu melhor possível. Para tal, há que despojarmo-nos de julgamentos exteriores condicionadores dos interiores e "caminhar com as pernas que temos" em cada momento. Quando fazemos "o nosso melhor possível", nada, nem ninguém e muito menos nós a nós mesmos poderá fazer-nos sentir desgastados.
Os nossos esforços não devem ser guerras a travar connosco, nem com os outros. Trata-se de "fazer em cada momento o nosso melhor possível"!
Minha querida amiga, um beijinho com um grande sorriso para ti...

3:35 da tarde  
Anonymous Ti disse...

Na minha opinião não existe "demasiado" empenho.
Talvez existam desilusões, mas essas são provocadas pela mesma palavra sem prefixo e isso é responsabilidade unicamente nossa!

2:11 da manhã  
Blogger Guida disse...

Nem sempre o que fazemos depende inteiramente de nós. Por vezes dependemos de outros e esse tal sucesso fica irremediavelmente em perigo. Mas, tal como Fernando Pessoa escreveu, "vale sempre a pena quando a alma não é pequena". E tu, tens uma alma infinita, uma bondade extrema. Por vezes tens dissabores, desalento...mas fazes aquilo que o teu coração manda. Nunca te arrependas disso. Acredita que por maior que seja a bofetada que a vida nos dá, maior é a vontade de continuar.

6:36 da tarde  
Blogger João disse...

O importante é a caminhada para sermos nós próprios, tudo o resto deve ser consequência.

3:01 da tarde  
Blogger TeKanelas disse...

A medida certa nestas coisas não existe. Ou está empenhada ou então não vale a pena....

10:22 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial